E o livro já fez 1 ano! [Cheesecake de abóbora e canela]
É incrível como o tempo passa depressa. No início deste mês fez um ano que o "Estava Tudo Ótimo!" foi lançado.
Salvo raras exceções, não sou de saudosismos ou de celebrar datas especiais aqui no blogue - nunca festejei os aniversários do Lume Brando, por exemplo - mas fazer o livro foi um processo tão intenso, tão trabalhoso e tão gratificante, que era impossível a data passar-me ao lado.
Assim, e de forma a assinalar o primeiro aniversário deste meu "filho", trago uma receita que podem encontrar no livro, no capítulo dedicado ao outono: um cheesecake húmido e guloso, de abóbora e canela, que invade a cozinha com aromas e sabores aconchegantes.
E antes de passarmos à receita, um curto update sobre a minha cozinha nova: atrasada. Na verdade, como já disse aqui, as obras de remodelação que estou a fazer em casa abrangem bastante mais do que a cozinha. E como incluem muitos trabalhos de carpintaria, estes estão a atrasar todo o processo. Espero no início de dezembro já ter novidades...
CHEESECAKE DE CANELA E ABÓBORA
Para a base:
200 g de granola (ver receita abaixo)
40 g de azeite extra virgem suave
1 colher de sopa rasa de açúcar mascavado
Para o recheio:
4 ovos
400 g de queijo-creme
250 g de queijo mascarpone
Sumo e raspa de 1 laranja
2 colheres de chá de canela em pó
100 g de açúcar mascavado
Para o topping:
200 g de doce de abóbora (ver receita)
Pré-aqueça o forno nos 180º.
Triture num robot de cozinha os ingredientes da base e forre com esta mistura o fundo de uma forma amovível, pressionando bem com os dedos.
Numa taça grande, misture todos os ingredientes do recheio, à exceção dos ovos. Adicione os ovos, um a um, e bata bem até estar tudo bem ligado.
Verta para a forma, sobre a base de granola, e leve ao forno durante cerca de 65 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer na forma.
Coloque a forma no prato de servir, espalhe o doce de abóbora no topo do cheesecake e só depois abra a forma e retire o aro.
Nota:
- Com o tempo, as formas de fundo amovível deixam de vedar bem e por vezes as massas do bolo, sobretudo as mais líquidas, escapam-se. Para evitar isso, costumo ‘embrulhar’ a forma por fora com duas camadas de papel de alumínio.
GRANOLA
500 g de flocos de aveia grossos
150 g de miolo de amêndoa com pele picado grosseiramente
75 g de miolo de noz picado grosseiramente
75 d de miolo de avelã com pele picado grosseiramente
75 g de pevides de abóbora
75 g de sementes de girassol
60 g de azeite extra virgem suave
60 g de xarope de agave ou mel
Pré-aquecer o forno nos 180º.
Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal.
Numa taça grande, juntar todos os ingredientes secos. Misturar numa tacinha o azeite e o xarope de agave e juntar aos secos, envolvendo bem.
Espalhar no tabuleiro, numa camada mais ou menos uniforme e levar ao forno. Ao fim de 10 minutos, retire do forno e revolva a granola. Volte a colocar no forno e repita esta procedimento mais duas vezes. Ao fim de 30 minutos a granola deverá estar pronta: bem dourada por todo e a postos para ficar ainda ainda mais crocante depois de arrefecer. Guarde em frascos limpos e herméticos.
Nota: a base de cheescake é só uma das muitas utilizações que pode dar à granola. A mais comum é juntá-la a fruta e iogurte para um pequeno-almoço cheio de energia, mas dá também óptimas camadas numa sobremesa de colher.
DOCE DE ABÓBORA
600 g de abóbora de polpa laranja descascada e limpa
375 g de açúcar
2 clementinas – sumo e raspa
2 vagens de cardamomo - só as sementes
1 pau de canela
Triture num almofariz as sementes de cardamomo. Coloque-as num tacho, juntamente com os restantes ingredientes, tudo bem envolvido.
Cozinhe em lume médio até a abóbora estar desfeita e o doce fazer ponto de estrada, mexendo de vez em quando. Retire o pau de canela e guarde o doce em frascos limpos e herméticos. Guarde no frigorífico depois de arrefecido.
Nota: por vezes, só nos apercebemos de que o doce passou do ponto, estando demasiado espesso e cristalizado, quando já está no frasco, mas não desanime: coloque de novo o doce na panela e junte água a ferver aos poucos, até ficar com a consistência desejada. Deixe ferver um minuto, desligue e guarde de novo.